Estão sendo feitas obras de pavimentação nas obras de revitalização da região da Igreja do Baruel, em Palmeiras. As intervenções tiveram início em dezembro de 2018 e a previsão é de que sejam concluídas em agosto deste ano. Futuramente, será estabelecido no local o “Centro de Turismo do Baruel”.

Os trabalhos são acompanhados pelas Secretarias Municipais de Planejamento Urbano e Habitação e de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego. Foram feitas alterações no entorno da Igreja Nossa Senhora da Piedade (conhecida como Igreja do Baruel) para sua transformação em um polo turístico. A área tem 4,2 mil m² e é conhecida como o local da fundação histórica de Suzano.

Dentre as ações já realizadas estão troca de parte do pavimento de paralelepípedos na praça Ernestina Maria de Jesus Bianchi, a retirada do antigo asfalto, a compactação da sub-base para a implantação de assentos de bloquete, além de a construção de estacionamento e área para eventos.

Outro ponto já cumprido no projeto é a remoção de oito famílias instaladas irregularmente em uma Área de Preservação Permanente (APP) junto à rodovia Índio Tibiriçá (SP-31), que foram encaminhadas para conjuntos habitacionais do programa “Minha Casa, Minha Vida”, do governo federal.  Faltam apenas as intervenções de paisagismo para a conclusão do processo.

O secretário de Planejamento Urbano e Habitação de Suzano, Elvis José Vieira, destacou que os trabalhos no local foram contínuos. “Tivemos pausas no final do primeiro trimestre por causa do intenso volume de chuvas que atingiu a região sul da cidade, além das obras da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) naquele trecho. No entanto, sempre estivemos acompanhando o andamento dos serviços, que significam muito para a preservação histórica e cultural, bem como para o desenvolvimento econômico desta região da cidade”, explicou.

A Igreja do Baruel foi edificada pela primeira vez no século XVII, como parte da comunidade do Baruel, e reconstruída em 1916. O local foi o primeiro povoamento no território suzanense e recebe o mais antigo evento popular do calendário municipal: a Festa do Baruel, ou a Festa de Nossa Senhora da Piedade em Louvor ao Divino Espírito Santo, realizada tradicionalmente no final do mês de setembro.

Deixe uma resposta