Golpistas usam perfis falsos de lojas famosas para enganar consumidor

0
155

A oferta daquele eletrodoméstico ou eletroeletrônico que você andou pesquisando e sonha em comprar aparece na rede social pela metade do preço em uma postagem patrocinada que simula ser de alguma famosa loja de varejo, quando clica para adquirir o anúncio direciona para um site similar a dessa empresa, até com o logotipo igual, mas tudo não passa de uma armadilha.

É dessa maneira que golpistas têm agido para induzir internautas a pagar por produtos que nunca serão entregues.

Casos como esse têm se tornado recorrentes, de acordo com dados do laboratório especializado em cibercrime da empresa de segurança digital PSafe, em 2019 já foram detectadas 24.621 páginas falsas que se passam por lojas famosas do varejo. Só no Espírito Santo foram localizadas 324 páginas fraudulentas. A Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos do Estado também confirmou que registra com frequência esse tipo de crime contra consumidores capixabas.

Ainda de acordo com o laboratório, as principais marcas utilizadas indevidamente como isca nas páginas e perfis falsos são: Lojas Americanas, Submarino, Casas Bahia, Magazine Luíza, Pontofrio e Extra.

Especialista em tecnologia, Gilberto Sudré, afirma que os golpistas são muito cuidadosos para fazer um site com detalhes muito parecidos com os originais e que são imunes até aos sistemas antivírus.

Ainda de acordo com informações do laboratório os criminosos são tão organizados que se preocupam até em colocar o cadeado no endereço da página, indicando que o site seria seguro. Outros golpistas colocam o endereço, contato telefônico e até chegam a manter contato com o consumidor para esclarecer possíveis dúvidas.

Entre as dicas para não cair nesse golpe, o recomendado a se fazer, é que desconfie das ofertas que trazem descontos desproporcionais com o mercado.

 

Deixar uma resposta